terça-feira, 23 de abril de 2013

XADREZ - OBJETIVOS, COMO JOGAR, PREPARAÇÃO ETC...

Objetivo

O objetivo final é capturar o rei adversário.
 

Preparação

Cada jogador começa com 16 peças, dispostas na primeira linha na seguinte sequência: torre, cavalo, bispo, rei e dama (a dama na casa da sua cor), bispo, cavalo e torre. Na segunda linha 8 peões. Note que a torre da direita deve estar em uma casa branca.
As brancas começam.
 

Como Jogar

A cada vez um jogador faz um movimento. As peças tem movimentação diferenciada, o que faz com que tenham valores diferentes. Veja em resumo como se comportam as peças:
·   Rei            - é a peça mais valiosa pois se capturado a partida termina; pode movimentar-se em qualquer direção, mas só uma casa; não pode se mover para uma posição em que possa ser imediatamente capturado
·  Dama – é a peça mais poderosa; pode ir para qualquer direção
·  Torre – movimenta-se na horizontal ou na vertical
·  Bispo – movimenta-se na diagonal
·  Cavalo – movimenta-se uma casa na diagonal e uma casa na horizontal ou vertical, afastando-se do ponto de que partiu; é a única peça que pode pular outras no seu caminho
·   Peão – movimenta-se uma casa para frente (da posição inicial pode avançar duas casas de uma vez); captura avançando uma casa na diagonal (é a única peça cujo movimento na captura é diferente do movimento normal); nunca pode recuar; se chegar até a última casa de uma fila é promovido a qualquer outra peça (só não um rei)
Captura: se dá por substituição; uma peça que tomar o lugar de uma peça adversária a terá capturado; a peça capturada sai do jogo; não é permitido capturar uma peça da sua própria cor.
Xeque: quando o rei é ameaçado, está em xeque; se não tiver defesa, é xeque-mate e final de partida. A defesa contra um xeque pode ser de três tipos: mover o rei, capturar a peça que está dando xeque ou colocar uma peça entre a peça que está dando xeque e o rei (a não ser que seja um cavalo, pois ele pode saltar sobre as outras peças).
Roque: um movimento especial em que o rei avança duas casas na direção da torre e a torre salta por cima do rei. Pode ser feito com qualquer uma das duas torres, mas para isso é preciso que nem o rei nem a torre tenham ainda se movido. Além disso, é proibido fazer roque quando se está em cheque.
En passant: assim que um peão avança duas casas, se ele parar ao lado de um peão adversário, o peão adversário pode capturá-lo avançando em diagonal, como se o primeiro peão tivesse avançado apenas uma casa e não duas.
 

Final de Partida

Se um jogador der xeque-mate no outro, ele vence. Se um jogador não puder mover nenhuma peça mas não estiver em xeque, a partida é considerada empatada. Se um jogador não tiver material suficiente para dar xeque-mate no outro (pelo menos uma dama ou uma torre ou dois bispos ou um bispo e um cavalo ou um peão, que possa ser promovido), também é empate. Ainda é possível que, em qualquer momento do jogo, os dois jogadores de comum acordo considerem a partida como empatada. Um jogador que achar que não tem mais chance, pode abandonar a partida, dando a vitória ao adversário.


 

 ALGUNS PRINCÍPIOS ELEMENTARES

IMPORTÂNCIA DAS PEÇAS:

A importância das peças varia de acordo com a posição. Uma peça bem colocada é mais poderosa que uma peça mal colocada. Mas é necessário que o principiante tenha uma noção dos valores das peças para que possa julgar quais trocas lhe serão favoráveis. Um dos meios mais comuns é tomar um peão como unidade para dar valor às outras peças. Os valores então seriam:
Dama   - 9 a 10
Torre   - 5
Bispo - 3 a 3,5
Cavalo – 3 a 3,5
O rei tem valor absoluto, já que sua perda implica na derrota.
 

A ABERTURA

A seguir, alguns princípios para o decorrer da partida que é importante ter em mente especialmente nos primeiros lances, a fase conhecida como abertura.
Desenvolver as peças:
Levar as peças da posição inicial para posições mais centrais, especialmente os bispos e cavalos. Costuma-se desenvolver pelo menos um dos cavalos antes de mover os bispos. As torres e a dama geralmente são as últimas a serem movidas. Até que a maioria das peças esteja melhor colocada, não se move a mesma peça duas vezes, a menos que isso seja necessário ou possa trazer um benefício imediato.
Procurar ter controle do centro:
Como o valor das peças depende de sua posição e mobilidade, ganhar ou perder espaço no Xadrez é algo importante. É recomendável ter algumas peças ou situadas nas casas centrais ou apontando para elas. Geralmente se avança um dos dois peões centrais duas casas e pelo menos um dos cavalos é movido para a coluna do bispo.
Colocar o rei em segurança:
Uma vez atingido um grau mínimo de desenvolvimento, é importante fazer o roque, porque ele deixa o rei mais protegido, além de colocar uma das torres em jogo.
 

O MEIO JOGO

Jogados alguns lances, o tabuleiro já está numa posição bem diferente da inicial. No centro há peões e boa parte das peças já está melhor posicionada. O rei está protegido pelo roque. Começa então o meio jogo, a fase onde a grande luta vai ser travada. A seguir, alguns princípios gerais, formulados por William Steinitz, primeiro campeão do mundo de Xadrez, no sinal do século 19:
O exército dominante pode atacar, e deve fazê-lo; caso contrário correrá o risco de perder a vantagem. Deverá atacar o ponto mais fraco da posição do adversário.
Aquele que está na defesa deve querer defender-se e fazer temporariamente concessões.
Em toda posição equilibrada, os dois lados manobram procurando inclinar o equilíbrio a seu favor. Mas uma posição equilibrada gera outras também equilibradas, caso os jogadores joguem com precisão.
A vantagem pode consistir em uma grande e indivisível ou em um conjunto de pequenas. O lado predominante na luta de posições deve acumular pequenas vantagens e transformar as variáveis em constantes.
 

FINAL DE PARTIDA


Algumas características do final de partida.
Final de partida é o período do jogo em que a posição já está bem simplificada, com poucas peças sobre o tabuleiro.
O rei tem papel importante: o rei abandona sua posição do roque e se dirige ao centro do tabuleiro, protegendo seus peões e atacando os do adversário. Controla um bom espaço e impede a penetração das peças adversárias.
Tenta-se promover os peões: em geral esse é um dos objetivos principais no final de partida. Com o auxílio de uma nova dama, fica mais fácil decidir a partida.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

YOYÔ (IOIÔ) - MANOBRAS .

Bom galera , nesta postagem estarei mostrando como fazer algumas manobras com o ioiô, que de uma hora pra outra, virou uma febre na minha escola, então eu estarei disponibilizando alguns vídeos de manobras com o ioiô:


Então, como se pode ver, não é muito difícil como uma ajudinha ... rsrs, confira agora uma série de vídeos de manobras etc. E seus nomes em cima :

SEM TEMPO :



IOIÔ BRAZUCA, SHOW DE BOLA !!



ZIPER :


TRIPLE OR NOTHING (O TRIPLO OU NADA) :


por hj é só pessoal, deixem os seus comentários:

domingo, 14 de abril de 2013

MANOBRAS DE SKATE - FLIP .

Bom galera, continuando aí a sequência de vídeos sobre manobras de skate, estarei mostrando hoje como se acerta o "flip" , que nada mais é do que um movimento que faz o skate pular e girar ao mesmo tempo, igualmente ao "ollie" eu vou estar disponibilizando o vídeo para quem quiser assistir e realizar esse movimento aí :


Com o pé da frente meio pé no "shape" e o pé de trás na pontinha, depois é só agachar, fazer o ollie e chutar o pé pra frente e pra lateral ao mesmo tempo, com treino e paciência o seu flip ficará muito bom.

Como o flip também é um pulo igual ao ollie você pode por exemplo pular uma escada com o flip, como mostra neste vídeo abaixo:


Por hoje é só pessoal, deixem os seus comentários : 

sexta-feira, 12 de abril de 2013

MANOBRAS DE SKATE - OLLIE .

O " ollie " nada mais é do que uma manobra básica de skate, essa manobra consiste em posicionar seus pés em uma " posição certa " em cima do " shape " .

Esse vídeo estará ajudando você que deseja aprender o ollie :


Com o pé da frente um pouco atrás do parafusos, e a ponta do outro pé atrás, e com treino, você conseguirá realizar esse movimento. Com essa manobra se tornando mundialmente conhecida muitos treinam e tentam realiza-la de um modo sempre melhor. Confira agora o vídeo do " Maior Ollie do Mundo " :


E, agora só para deixar o dia animado, aí vai um tombo de skate em alta velocidade, para termos consiência e segurança antes de realizar a manobra .. Brincadeira é só para rir mesmo ..... rsrs



Deixem os seus comentários :

quinta-feira, 11 de abril de 2013

COREÁ DO NORTE VS E.U.A - AMEAÇAS APENAS, OU HAVERÁ AÇÕES?


A Coreia do Norte colocou pelo menos um míssil em posição de disparo vertical, informou nesta quinta-feira (11) o site do canal de TV CNN, citando uma fonte do governo norte-americano. 
Segundo a fonte, que não teve o nome revelado, os EUA não sabem por que o míssil não chegou a ser disparado e suspeitam que o posicionamento do projétil tenha sido apenas um teste ou um esforço de "confundir" os Estados Unidos e seus aliados, que esperam um ataque a qualquer momento.  
O jovem líder norte-coreano Kim Jong-un

Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul permanecem em alerta ante a ameaça das declarações bélicas do regime norte-coreano e os atos de desafio à comunidade internacional durante os últimos meses.
Desde fevereiro de 2012, Pyongyang lançou dois mísseis — um deles com sucesso, em dezembro passado —, considerados pelas potências ocidentais testes disfarçados de mísseis balísticos, executou um teste nuclear — que resultou em novas sanções da ONU —, anunciou a retomada das atividades nucleares e posicionou mísseis de médio alcance em sua costa leste.
Ignorando as advertências da vizinha e aliada China, Pyongyang instalou na semana passada em sua costa oriental dois mísseis Musudan de alcance teórico de 3.000 km, capacidade para atingir o Japão. Com uma carga leve, poderia viajar 4.000 km e atingir a ilha americana de Guam, situada a 3.380 km e onde estão 6.000 soldados americanos.
O eventual lançamento pode acontecer até 15 de abril, data em que o regime comunista comemora o nascimento do fundador da República Democrática Popular da Coreia, Kim Il-Sung, falecido em 1994, ou poderia coincidir com a visita a Seul na sexta-feira (12) do secretário de Estado americano, John Kerry, e do secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen.

Segundo uma fonte do governo sul-coreano, Pyongyang poderia disparar vários projéteis. Foram detectados movimentos de veículos lançadores que transportavam mísseis Scud (alcance de centenas de quilômetros) e de Rodong (alcance pouco mais de 1.000 km).
A Coreia do Norte deslocou os mísseis em várias ocasiões nos últimos dias, com o objetivo de dificultar os trabalhos da inteligência estrangeira e "cansar" os agentes responsáveis pela vigilância das rampas, informou a agência sul-coreana Yonhap.
Questionado sobre as capacidades balísticas da Coreia do Norte, o general americano Martin Dempsey afirmou que, depois de vários testes com sucesso de mísseis, "é possível projetar o pior cenário".

Acompanhe aqui algumas da imagens da situação:





quarta-feira, 10 de abril de 2013

PADRE MIGUEL HIDALGO, - O PAI DA NAÇÃO MÉXICANA


Miguel Gregório Antonio Ignácio Hidalgo foi um religioso liberal, considerado o pai da nação mexicana. Está sepultado sob o Angel de la Independência, na Cidade do México. Melhor conhecido no México como Miguel Hidalgo y Costilla, ou Pai da Pátria, é considerado o iniciador da independência do México. Nasceu na Hacienda de Corralejo, próximo de Pénjamo, estado de Guanajuatita, em 8 de Maio de 1753. Aos 12 anos de idade foi para Valladolid (atual Morelia), para estudar com os jesuítas, mas com a expulsão dos mesmos do Reino Espanhol em 1767, entrou para o Colégio de San Nicolás, na mesma cidade onde estuda teologia, filosofia e arte. Os seus companheiros alcunham-no de Raposa pela sua sagacidade e astúcia. Além do latim, francês e italiano aprendeu também o nahuatl, o otomi e o tarasco.



Aos 25 anos foi ordenado como sacerdote. Com 39 anos foi nomeado reitor do Colegio de San Nicolás e dedica-se afincadamente ao estudo das teorias liberais que revolucionam a Europa de então. Devido a pressões das altas hierarquias eclesiásticas, e foi removido do seu cargo de reitor e colocado como pároco nas paróquias de Colima, San Felipe Torres Mochas e Dolores (no estado de Guanajuatita). Instruiu e formou os indígenas; ensinou-lhes a apicultura, o cultivo da vinha e a criação do bicho da seda; criou uma olaria e uma fábrica de azulejos, organizou uma fábrica de curtumes e uma orquestra.

À frente de 300 homens desorganizados e mal armados, avança até chegar a Celaya que cai sem resistência. Em poucos dias, as suas tropas consistem de mais de 30 mil homens, mulheres crianças.
Em 28 de Setembro entrou em Guanajuatita exigindo a rendição dos realistas que se haviam refugiado com víveres e armas na Alhóndiga de Granaditas (um edifício com estábulos e armazéns . Os rebeldes conseguiram tomar este local e assassinaram os seus defensores, entre os quais se encontra o intendente Riaño, velho amigo de Hidalgo. Estabeleceu uma casa da moeda e mandou fundir os canhões antes de pôr-se a caminho de Valhadolid com 15 mil homens; chegou a Valhadolid, declarou a abolição da escravatura e convidou os sacerdotes das paróquias vizinhas a unirem-se à sua causa.


segunda-feira, 8 de abril de 2013

BURJ KHALIFA - O MAIOR EDIFÍCIO DO MUNDO .


   O Burj Khalifa Bin Zayid (em árabe: برج خليفة"Torre de Khalifa"), anteriormente conhecido como Burj Dubai, é um arranha-céu localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, sendo a maior estrutura e, consequentemente, o maior arranha-céu já construído pelo homem, com 828 metros de altura.


  Sua construção começou em 21 de Setembro de 2004 e foi inaugurado no dia 4 de janeiro de 2010. Foi rebatizada devido ao empréstimo feito por Khalifa bin Zayed Al Nahyan, xeque do emirado de Abu Dhabi, depois que este emprestou US$ 10 bilhões para evitar que Dubai desse um calote em investidores de uma de suas principais companhias, a Dubai World.


O edifício faz parte de uma área de 2 km² em desenvolvimento, chamada "Downtown Burj Dubai", localizado no "First Interchange", ao lado das duas principais avenidas da cidade, a Sheikh Zayed Road e a Financial Centre Road (anteriormente conhecida como Doha Street). O arquiteto do edifício é Adrian Smith, que trabalhou com a Skidmore, Owings and Merrill (SOM) até 2006. A empresa de arquitetura e engenharia sediada na cidade de Chicago ficou encarregada do projeto. As primeiras empreiteiras são a Samsung Engineering & Construction, a Besix e a Arabtec. A Turner Construction Company foi escolhida para comandar o projeto.
O orçamento total do projeto do Burj Khalifa girou em torno de 10dólares e para toda a nova "Downtown Dubai", 3,000 dólares. Mohamed Ali Alabbar, o presidente da Emaar Propertiers falou no 8º Congresso Mundial do Council on Tall Buildings and Urban Habitat, que o preço do metro quadrado de sala de escritório é de US$ 43 000 dólares, e a Armani Residences, imobiliária encarregada das vendas dos apartamentos, comercializava o metro quadrado das salas por 37 500 dólares.

Topo do Burj Khalifa, VOCÊ TERIA CORAGEM ?

Deixem os seus comentários .

quinta-feira, 4 de abril de 2013

LUÍS XVI DE FRANÇA .


   Luís XVI de Bourbon, nascido em 23 de agosto de 1754 em Versalhese executado em 21 de Janeiro de 1793 em Paris, foi rei da França (1774-1791), depois rei dos Franceses (1791-1792). Era filho do delfim Luís e de Maria Josefa de Saxônia e esposo de Maria Antonieta da Áustria (com quem se casou com 16 anos).


Quando subiu ao trono em 1774, quando estava com 20 anos, as finanças reais não se encontravam numa situação favorável e assim permaneceram até o eclodir da Revolução Francesa, altura em que Luís XVI foi deposto. Aconselhado por Maurepas, escolheu para seus ministros homens de talento como Turgot e Malesherbes. Reconvocou o Parlamento mas este voltou a fazer-lhe oposição. O rei teve de abandonar seus ministros reformistas (1776) substituindo-os por Jacques Necker, também destituído depois de ter publicado a Prestação de contas ao rei sobre o estado das finanças (1781).
A política externa praticada por Vergennes e o Tratado de Versalhes restauraram o prestígio da França. Mas, no interior do país, a oposição cresceu. A situação econômica deteriorou-se pela incapacidade dos ministros de aplicar reformas sem se chocar com os interesses dos privilegiados. Calonne, seguido de Loménie de Brienne, tentaram em vão resolver a crise financeira. Convocou a altamente aristocrática Assembléia dos Notáveis (1787) e nada conseguiu. A crise levou Luís XVI à ter de chamar de volta Necker (1788) e prometer a convocação dos Estados Gerais, que estavam à margem do governo havia 175 anos. Os Estados Gerais, que se reuniram em Versalhes em 1789, eram a reunião das três ordens da sociedade desde a Idade Média: o clero, que reza (1º estado); o nobre, que luta (2º estado); e o camponês, que trabalha (3° estado). 



Estes fatos marcaram o início da Revolução.Os deputados do Terceiro Estado constituíram a Assembléia Nacional e depois Assembléia Constituinte. A família real foi trazida à força de Versalhes para Paris (outubro de 1789) e sua tentativa de fugir do país foi frustrada em Varennes (20 de junho de 1791). A família real foi, então, feita prisioneira da Comuna insurrecional (10 de agosto). A monarquia foi abolida em 21 de Setembro de 1792. Luís XVI, desmoralizado por sua tentativa de fuga e por suas negociações com o estrangeiro, perdeu completamente a popularidade. Encerrado no Templo e acusado de traição, foi julgado pela Convenção (julgamento iniciado em 11 de dezembro de 1792) e condenado à morte, sendo guilhotinado em 21 de janeiro de 1793. A rainha consorte Maria Antonieta foi executada seis meses depois. A sua morte provocou a união dos soberanos europeus contra a França revolucionária.
Pensa-se que as chamas da Revolução, em parte, foram atiçadas pelas mentiras que rodearam o famoso escândalo do colar, pelo fato do rei dar ouvidos à sua esposa, imprudentemente, sobre assuntos políticos e ainda ao ódio que muitos membros da nobreza e clero tinham contra Maria Antonieta, da linhagem da Casa de Habsburgos, eternos rivais da Casa de Bourbon e pela sua frivolidade e gosto pelo luxo.

ROBESPIERRE, O INCORRUPTÍVEL

   O revolucionário francês Maximilien de Robespierre nasceu na pequena cidade de Arras em 1758 e foi um advogado de pouca projeçao até o advento da Revolução Francesa.


Impulsionado pela luta dos Sans-Culottes, grupo radical pariensse que se sentia traído pela revolução, Robespierre chegou ao poder máximo da França revolucionária em 1793, aos 35 anos de idade.Todo-Poderoso, Robespierre era ao mesmo tempo amado, odiado, temido e respeitado. Acusado de tirania, foi preso e guilhotinado em praça pública de Paris, em 1794, sob os aplausos da mesma multidão que o levara ao poder. Por sua vida austera e seu desprezo pelo dinheiro, foi chamado de "O Incorruptível". Nos vários discursos de Robespierre perante a Convenção Nacional, entre 1792 e 1794, principalmente sobre política, há muitas ideias e denuncias que, séculos mais tarde, serviram de base para elaboração da Constituição de Diversas Sociedades Modernas e Contemporâneas. 


Citaremos aqui algumas de suas frases :

  • "Qual é o primeiro objetivo da sociedade? Manter os direitos imprescritíveis do homem. Qual é o primeiro destes direitos? O de existir".
  • "[...] a sociedade é obrigada a prover subsistência de todos os seus membros, seja fornecendo-lhes trabalho, seja garantido os meios de subsistir àqueles que estão impossibilitados de trabalhar."
  • [...] a publicidade [das ações e deliberações do governo] é o apoio da virtude, a salvaguarda da verdade, o terror do crime , o flagelo da intriga".

Deixem os seus comentários :

quarta-feira, 3 de abril de 2013

NAPOLEÃO BONAPARTE

Napoleão Bonaparte foi um líder político e militar durante os últimos estágios da Revolução Francesa. Adotando o nome de Napoleão I, foi imperador da França de 18 de maio de 1804 a 6 de abril de 1814, posição que voltou a ocupar por poucos meses em 1815 (20 de março a 22 de junho). Sua reforma legal, o Código Napoleônico, teve uma grande influência na legislação de vários países. Através das guerras napoleônicas, ele foi responsável por estabelecer a hegemonia francesa sobre maior parte da Europa.


Napoleão nasceu em Córsega, filho de pais com ascendência da nobreza italiana e foi treinado como oficial de artilharia na França continental. Em 2011, um exame de DNA de costeletas de Napoleão que eram guardadas em relicário confirmou a origem caucasiana de Napoleão desmentindo uma possível ascendência árabe do imperador.


Napoleão Bonaparte ganhou destaque no âmbito da Primeira República Francesa e liderou com sucesso campanhas contra a Primeira Coligação e a Segunda Coligação. Em 1799, liderou um golpe de Estado e instalou-se como primeiro cônsul. Cinco anos depois, o senado francês o proclamou imperador. Na primeira década do século XIX, o império francês sob comando de Napoleão se envolveu em uma série de conflitos com todas as grandes potências europeias, as Guerras Napoleônicas. Após uma sequência de vitórias, a França garantiu uma posição dominante na Europa continental, e Napoleão manteve a esfera de influência da França, através da formação de amplas alianças e a nomeação de amigos e familiares para governar os outros países europeus como dependentes da França. As campanhas de Napoleão são até hoje estudadas nas academias militares de quase todo o mundo.
Campanha da Rússia em 1812 marcou uma virada na sorte de Napoleão. Seu Grande Armée foi seriamente danificado na campanha e nunca se recuperou totalmente. Em 1813, a Sexta Coligação derrotou suas forças em Leipzig. No ano seguinte, a coligação invadiu a França, forçou Napoleão a abdicar e o exilou na ilha de Elba. Menos de um ano depois, ele fugiu de Elba e retornou ao poder, mas foi derrotado na Batalha de Waterloo, em junho de 1815. Napoleão passou os últimos seis anos de sua vida confinado pelos britânicos na ilha de Santa Helena. Uma autópsia concluiu que ele morreu de câncer no estômago, embora haja suspeitas de envenenamento por arsênio.



Napoleão Bonaparte nasceu em 15 de agosto de 1769 em AjaccioCórsega, um ano após a ilha ser transferida para a França pela República de Gênova, e foi o segundo de oito filhos do advogado Carlo Maria Bonaparte e de Maria Letícia Ramolino, uma família descendente da pequena nobreza da Itália, que chegou à Córsega vinda da Ligúria ainda nos éculo XVI. Foi batizado Napoleone di Buonaparte, provavelmente adquirindo seu primeiro nome de um tio (apesar de um irmão mais velho, que não sobreviveu à infância, também ter se chamado Napoleone), e anos depois mudou seu nome para Napoléon Bonaparte.Carlo Maria Bonaparte, pai de Napoleão, foi nomeado representante da Córsega na corte de Luís XVI de França em 1777. A influência dominante na educação de Napoleão foi sua mãe, que criou com pulso firme o indisciplinado filho. Teve os irmãos José, Lucien, ElisaLouis, Pauline, Carolina Jerônimo. Havia também outras duas crianças, um menino e uma menina, que nasceram antes de José, mas morreram ainda na infância.Napoleão foi batizado pouco antes de seu segundo aniversário, em 21 de julho de 1771, na Catedral de Ajaccio.
Seu passado de relativa nobreza e suas conexões familiares permitiram que ele tivesse boas oportunidades de educação, acima da média da época para a região. Em janeiro de 1779, Napoleão estava matriculado em uma escola religiosa em Autun, para aprender francês, e em maio entrou na academia militar em Brienne-le-Château. Falava com um sotaque Córsega e nunca aprendeu a soletrar corretamente.Foi provocado por outros estudantes por causa de seu sotaque e começou a se dedicar à prática da leitura.Ele era notavelmente dedicado em matemática, e também muito familiarizado a história e geografia.

Deixem os seus comentários :

MURALHA DA CHINA

Muralha da China, também conhecida como a Grande Muralha, é uma impressionante estrutura de arquitetura militar construída durante a China Imperial.



A Grande Muralha consiste de diversas muralhas, construídas durante várias dinastias ao longo de aproximadamente dois milênios (começou no ano 221 a.C com término no século XV, durante a Dinastia Ming). Se, no passado, a sua função foi essencialmente defensiva, no presente constitui um símbolo da China e uma procurada atração turística.
As suas diferentes partes distribuem-se entre: o Mar Amarelo (litoral Nordeste da China), o deserto de Góbi e, a Mongólia (a Noroeste).Os chineses erguiam muros para se proteger de invasões dos povos ao norte. As primeiras construções surgiram antes da unificação do império, em 221 a.C. Ao unir sete reinos em um país, o imperador Qin Shihuang (259-210 a.C. - Dinastia Chin) começou a unificar a muralha, aproveitando as inúmeras fortificações construídas por reinos anteriores. Com aproximadamente três mil quilómetros de extensão à época, foi ampliada nas dinastias seguintes.



Com a morte do imperador Qin Shihuang, iniciou-se na China um período de agitações políticas e de revoltas, durante o qual os trabalhos na Grande Muralha ficaram paralisados. Com a ascensão da Dinastia Han ao poder, por volta de 206 a.C., reiniciou-se o crescimento chinês e os trabalhos na muralha foram retomados ao longo dos séculos até o seu esplendor na Dinastia Ming, por volta do século XV, quando adquiriu os atuais aspectos e uma extensão de cerca de sete mil quilômetros. Acredita-se que os trabalhos na muralha ocuparam a mão de obra de cerca de um milhão de operários (até 80% teriam perecido durante a sua construção, por causa da má alimentação e do frio), entre soldados, camponeses e prisioneiros.
A magnitude da obra, entretanto, não impediu as incursões de mongóis, xiambeis e outros povos, que ameaçaram o império chinês ao longo de sua história. Por volta do século XVI perdeu a sua função estratégica, vindo a ser abandonada a partir de 1664, com a expansão chinesa na direção norte na Dinastia Qing.
No século XX, na década de 1980, Deng Xiaoping deu prioridade à Grande Muralha como símbolo da China, estimulando uma grande campanha de restauração de diversos trechos. Porém, a requalificação do monumento como atração turística turismo sem normas para a sua utilização adequada, aliada à falta de critérios técnicos para a restauração de alguns trechos (como o próximo a Jiayuguan, no Oeste do país, onde foi empregado cimento moderno sobre uma estrutura de pedra argamassada, que levou ao desabamento de uma torre de seiscentos e trinta anos), geraram várias críticas por parte dos preservacionistas, que estimam que cerca de dois terços do total do monumento estejam em ruínas.


Estende-se desde o passo de Jiayuguan (província de Gansu), lado oeste, até a foz do rio Yalujiang (província de Liaoning), lado leste. . Atravessa o Deserto de Gobi, quatro províncias (HebeiShanxiShaanxi e Gansu) e duas regiões autônomas (Mongólia e Ningxia).
Em 2012 foi anunciado que a Muralha da China mede 20 mil quilômetros na totalidade e aproximadamente 7 metros de altura. Esta medida contempla todas as paredes que foram alguma vez construídas, mesmo as que já não existem.

Deixem os seus comentários :