quinta-feira, 4 de abril de 2013

ROBESPIERRE, O INCORRUPTÍVEL

   O revolucionário francês Maximilien de Robespierre nasceu na pequena cidade de Arras em 1758 e foi um advogado de pouca projeçao até o advento da Revolução Francesa.


Impulsionado pela luta dos Sans-Culottes, grupo radical pariensse que se sentia traído pela revolução, Robespierre chegou ao poder máximo da França revolucionária em 1793, aos 35 anos de idade.Todo-Poderoso, Robespierre era ao mesmo tempo amado, odiado, temido e respeitado. Acusado de tirania, foi preso e guilhotinado em praça pública de Paris, em 1794, sob os aplausos da mesma multidão que o levara ao poder. Por sua vida austera e seu desprezo pelo dinheiro, foi chamado de "O Incorruptível". Nos vários discursos de Robespierre perante a Convenção Nacional, entre 1792 e 1794, principalmente sobre política, há muitas ideias e denuncias que, séculos mais tarde, serviram de base para elaboração da Constituição de Diversas Sociedades Modernas e Contemporâneas. 


Citaremos aqui algumas de suas frases :

  • "Qual é o primeiro objetivo da sociedade? Manter os direitos imprescritíveis do homem. Qual é o primeiro destes direitos? O de existir".
  • "[...] a sociedade é obrigada a prover subsistência de todos os seus membros, seja fornecendo-lhes trabalho, seja garantido os meios de subsistir àqueles que estão impossibilitados de trabalhar."
  • [...] a publicidade [das ações e deliberações do governo] é o apoio da virtude, a salvaguarda da verdade, o terror do crime , o flagelo da intriga".

Deixem os seus comentários :

Um comentário: