quarta-feira, 10 de abril de 2013

PADRE MIGUEL HIDALGO, - O PAI DA NAÇÃO MÉXICANA


Miguel Gregório Antonio Ignácio Hidalgo foi um religioso liberal, considerado o pai da nação mexicana. Está sepultado sob o Angel de la Independência, na Cidade do México. Melhor conhecido no México como Miguel Hidalgo y Costilla, ou Pai da Pátria, é considerado o iniciador da independência do México. Nasceu na Hacienda de Corralejo, próximo de Pénjamo, estado de Guanajuatita, em 8 de Maio de 1753. Aos 12 anos de idade foi para Valladolid (atual Morelia), para estudar com os jesuítas, mas com a expulsão dos mesmos do Reino Espanhol em 1767, entrou para o Colégio de San Nicolás, na mesma cidade onde estuda teologia, filosofia e arte. Os seus companheiros alcunham-no de Raposa pela sua sagacidade e astúcia. Além do latim, francês e italiano aprendeu também o nahuatl, o otomi e o tarasco.



Aos 25 anos foi ordenado como sacerdote. Com 39 anos foi nomeado reitor do Colegio de San Nicolás e dedica-se afincadamente ao estudo das teorias liberais que revolucionam a Europa de então. Devido a pressões das altas hierarquias eclesiásticas, e foi removido do seu cargo de reitor e colocado como pároco nas paróquias de Colima, San Felipe Torres Mochas e Dolores (no estado de Guanajuatita). Instruiu e formou os indígenas; ensinou-lhes a apicultura, o cultivo da vinha e a criação do bicho da seda; criou uma olaria e uma fábrica de azulejos, organizou uma fábrica de curtumes e uma orquestra.

À frente de 300 homens desorganizados e mal armados, avança até chegar a Celaya que cai sem resistência. Em poucos dias, as suas tropas consistem de mais de 30 mil homens, mulheres crianças.
Em 28 de Setembro entrou em Guanajuatita exigindo a rendição dos realistas que se haviam refugiado com víveres e armas na Alhóndiga de Granaditas (um edifício com estábulos e armazéns . Os rebeldes conseguiram tomar este local e assassinaram os seus defensores, entre os quais se encontra o intendente Riaño, velho amigo de Hidalgo. Estabeleceu uma casa da moeda e mandou fundir os canhões antes de pôr-se a caminho de Valhadolid com 15 mil homens; chegou a Valhadolid, declarou a abolição da escravatura e convidou os sacerdotes das paróquias vizinhas a unirem-se à sua causa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário